Banco Moedas e Finanças
BANCO MOEDA E FINANÇAS
TEMA I - INTRODUÇÃO AO TEMA DA MOEDA, BANCO E FINANÇAS
INTRODUÇÃO
A diferença entre as empresas e as pessoas, é que as empresas não são todas iguais e os seres humanos sim. Existem algumas companhias que nos surpreenderíamos se deixassem de existir, mas a vida seguiria o seu curso normal. Existem outras, que a sua falência arrastraria consigo vários sectores da economia e da sociedade. Os bancos entram nesta segunda categoria.
As companhias que compõem a banca e o sector financeiro não guardam apenas as nossas poupanças e concedem-nos créditos quando necessitamos, mas sim, mas sim funcionam como um sistema arterial para o transporte do dinheiro de um lado para o outro lado da economia, é por este motivo que por vezes se conhece por intermediários financeiros. A função chave é transferir dinheiro, em quantidades suficientes as instituições que pretendem conceder empréstimos aos indivíduos que solicitam financiamentos.
Os bancos formam parte do tecido social das nossas sociedades desde séculos.
De tal forma, que as origens da palavra "banco", provem do latim bancus, devido as reuniões realizadas nos pátios em grandes mesas pelos cambistas da antiga Roma para tratarem de negócios.
Para que uma economia seja ela rica ou pobre, que possa funcionar de forma adequada, precisa de um sector financeiro bem desenvolvido e sólido. Porquê?
Porque tanto as empresas como os indivíduos precisam de dinheiro para começar e, posteriormente, desenvolver negócios decentes, atraentes e inovadores. Sem bancos, praticamente seria impossível que alguém pudesse compara uma casa, carro, etc., pois a maioria destas pessoas necessitam de um credito para o conseguir.
De forma similar, os bancos desempenham um papel importante como meio de câmbio. Imagine como seria a sociedade sem os bancos. Na actualidade é bastante comum que para pagarmos a maioria das nossas compras utilizemos
Me, Amélia Pita