CONCRETO COMO PRODUTO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................2
2. JUSTIFICATIVA.........................................................................................3
3. OBJETIVO.................................................................................................4
4. EXPLANAÇÃO SOBRE O ASSUNTO.......................................................4
5. CONCLUSÃO............................................................................................5
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................5
1. INTRODUÇÃO
A maior barreira do crescimento econômico do Brasil atualmente é o alto custo dos transportes de cargas dentro de seu território, também conhecido como custo Brasil, tal fato deve-se pela insuficiência e/ou falta de infraestrutura, aliada a desequilibrada distribuição das cargas nos diversos modais de transporte, sendo o rodoviário o modal que detém maior volume o transportado do país.
Segundo especialistas o transporte ferroviário de cargas possui grandes vantagens econômicas se comparado com o rodoviário, isso significa que quanto mais cargas forem transportadas por trens, menores serão as despesas com transporte, aumentando os lucros das empresas e facilitando o crescimento da economia. No que diz respeito à engenharia ferroviária no Brasil, as técnicas para construção das vias permanentes não tiveram grandes mudanças com relação as primeiras ferrovias construídas no país. As poucas mudanças se limitam as utilizações de novos materiais e equipamentos construtivos, visando aumento da produtividade e diminuição dos impactos ambientais.
A estrutura de uma ferrovia é composta por: Lastro, Dormentes e os Trilhos, sendo que o material mais comum utilizado para a construção dos dormentes é a madeira. Com a evolução das leis e da consciência ambiental cada vez mais se tem empregado outros materiais para compor os dormentes, como o