Concreto com Fibras
Faculdade de Engenharia Civil
Trabalho da Disciplina de Concretos Especiais
Quarto Resumo
Concreto Com Fibras
Juiz de Fora, 26 de novembro de 2013.
1. Introdução
2. Definição
3. Histórico das fibras
4. Tipos de Fibra
5. Características
6. Bibliografia
1. Introdução
O desenvolvimento tecnológico depende, em grande parte, dos avanços na área de materiais. Muitas das estruturas concebidas nos mais diversos campos da engenharia foram possíveis devido ao melhor aproveitamento das propriedades de materiais tradicionais tais como aço, alumínio, cerâmica e concreto.
Compósitos possuem várias aplicações nos amplos campos de engenharia. Os compósitos mais empregados (eng. civil) são aqueles a base de cimento utilizados sob forma de concreto com fibras, de argamassa armada (ferrocimento) e de cimento amianto (fibrocimento).
2. Definição
Concreto reforçado com fibras ( CRF ) pode ser definido como um material feito com cimento Portland, agregados, e contendo fibras descontínuas misturadas. Aplicação da fibra. Lajes de concreto sobre o terreno ( 60 % ) Concretos projetados ( 25 % ). Pré-moldados ( 5% ). Outras aplicações diversificadas. Aplicação para o concreto reforçado com fibras de aço: elementos estruturais de usinas hidrelétricas.
3. Histórico das Fibras A utilização de fibras com o intuito de reforçar matrizes frágeis é uma prática utilizada desde a antiguidade, quando se usava palha ou capim como reforços de tijolos de barro secos ao sol .
Aplicação na própria natureza exemplo a madeira: lignina e pectina, sendo reforçada com fibras de celulose. Compósitos reforçados com fibras teve início, há décadas atrás, com o objetivo de incrementar as propriedades de resinas, metais e cerâmicas.
Décadas de 50 e 60
Começa tomar conhecimento do