Concreto Armado
O concreto armado é um material de construção composto, criando uma relação entre o concreto e a armadura de aço, que por sua vez, se dá através da aderência, fazendo as barras absorverem esforços de tração. A Historia do Concreto Armado é expressa em Atenas, entre 437 e 432 a.C, onde técnicas que usavam o ferro nas estruturas de pedra eram utilizadas na arquitetura de Mnesikles
A associação do aço com a pedra ou argamassa vem dos tempos dos romanos, já que durante a recuperação das ruínas das termas de Caracalla, em Roma, notou-se a existência de barras de bronze dentro da argamassa, em pontos aonde o vão era maior do que o normal na época. Essa relação aço-pedra natural aparece na estrutura da Igreja de Santa Genoveva., hoje Pantheon, Paris.
O cimento armado, denominação que surge até meados da década de 1920, porém antes disso, em 1850, as primeiras experiências em se adicionar ferragens ao concreto são concebidas através do engenheiro Frances Joseph Louis Lambot, que começa a analisar a morfologia do concreto em relação ar armações de ferro. Tempo depois, Lambot cria um barco de concreto, utilizando ferro na sua composição, criando um aspecto modelo para a aplicação do composto, podendo exclamar que o uso do aço para o concreto é eficaz, resultando na praticidade de resultados e manutenção, inovação, tornando-se o um pioneiro do concreto armado na época, após expor seu experimento na Exposição Mundial de Paris, e difundir a ideia de sua utilização.