concreto armado
5. Temperatura do meio ambiente: a retração aumenta com a temperatura.
A fluência pode ser definida como o aumento de deformação quando o material se encontra sujeito a uma tensão constante. No concreto ela ocorre porque as camadas de água adsorvida se tornam mais finas entre as partículas de gel as quais transmitem as tensões.
ESTADO LIMITE ULTIMO - Estado correspondente à ruína por ruptura, por deformações plásticas excessivas, por instabilidade (flambagem) ou por perda de equilíbrio do equilíbrio da estrutura considerada como corpo rígido.
Solicitações normais são solicitações que causam tensões normais nas seções transversais dos elementos estruturais. Essas solicitações sãO MOMENTO FLETOR E FORCA NORMAL e ocorrem em peças sujeitas a flexão simples (vigas e lajes em geral) ou composta (pilares).
1) As seções transversais permanecem planas; os vários casos possíveis de domínios de deformação correspondentes ao estado limite último são os mostrados na Figura 5.1.
2) Aderência perfeita entre o aço e o concreto; ou seja, as deformações num determinado ponto de uma barra da armadura é igual à do concreto neste ponto.
3) Encurtamento de ruptura do concreto
c = 3,5‰ em seções não inteiramente comprimidas (domínios 3 a 4a)
2‰ < c < 3,5‰ na borda mais comprimida em seções inteiramente comprimidas
(domínio 5)
c = 2‰ na compressão axial
4) Alongamento máximo da armadura s = 10‰ (domínios 1 e 2)
5) Distribuição das tensões no concreto
A