Concreto armado
R: Adicionado com escória, apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos. Empregado em geral, mas é particularmente vantajoso em obras de concreto-massa, obras em ambientes agressivos, obras submersas, tubos e canaletas para condução de líquidos agressivos, esgotos e efluentes industriais.
Para uso geral. É especialmente indicado em obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos.
Esse cimento tem a propriedade de retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, evitando o aparecimento de fissuras de origem térmica.
2) O que é aconselhável para evitar a deteriozação do cimento durante o armazenamento?
R: preservá-lo, tanto quanto possível, de ambientes úmidos e em segundo, não ser estocado em pilhas de alturas excessivas.
As pilhas não excederem de mais de 10 sacos, salvo se o tempo de armazenamento for no máximo 15 dias, caso em que pode atingir 15 sacos. As pilhas devem ser feitas a 30 cm do piso sobre estrado de madeira e a 30 cm das paredes e 50 cm do teto.
3) Quais as recomendações para o armazenamento de armaduras em meios fortemente agressivos?
R: Armazenar o menor tempo possível;
Receber na obra as barras de aço já cortadas e dobradas, em pequenas quantidades;
Armazenar as barras em galpões fechados e cobertos com lona plástica;
Receber as armaduras já montadas;
Pintar as barras com pasta de cimento de baixa consistência (avaliar a eficiência periodicamente).
4) Quais são os tipos de aços classificados no brasil? Qual a diferença entre os três?
R: Aços de dureza natural laminados a quente: utilizados há muito tempo no concreto armado. Nos dias de hoje possui saliências para aumentar a aderência do concreto.
Aços encruados a frio: obtidos por