CONCRETO ARGAMASSADOS COM MICROSSILICA
E scola d e E n gen h a r ia C ivil
C oor d en a d or ia d e E st á gios e P r oj et o F in al (C E
P R O )
Co n cret os e Arg amassas com Micro ssíli ca
AUTORES:
Cláudia Helena Nery Alves
Frank Guimarães Vaz de Campos
Pedro Arantes Netto
C OMPONENTES DA B ANCA :
Márcia Mara de Oliveira
Valéria Maria Vaz Troncha
Wilson Luís da Costa ( Professor Orientador )
Goiânia, 1994
1
A GRA DECIMENTOS
Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão às várias pessoas que nos de ram sua ajuda e seu apoio durante o tempo que trabalhamos nesta pesquisa. Seria im possível mencionar a todas. Temos um especial agradecimento a:
® W I L SO N L UI Z DA C O ST A , mais do que nosso orientador e patrocinador, foi a pessoa que nos deu apoio integral e que acreditou no êxito de nossa pesquisa.
® FUR NAS C E NT R AI S E L É T R I C AS , e a todos os engenheiros que atenciosa mente cederão material de suas pesquisas e o tempo reduzido que tinham no intuito de nos ajudar o máximo possível.
® U NI VE R SI DADE F E DE R AL DE G O I ÁS (U.F.G .) e a todas as pessoas que tra balham no Laboratório de Concreto, por ter cedido gentilmente seus equipa mentos, espaço e tempo.
® N O SSO S P AI S , F AM I L I AR E S E AM I G O S , que muito nos ajudaram nesta pes quisa. Muito Obrigado!
2
“Ao término de um período de deca dência sobzevém o ponto da mutação. A luz poderosa que fora banida ressurge. Há mo vimento, mas este não é gerado pela força...
O movimento é natural, surge espontanea mente. Por essa razão, a transformação do antigo tornase fácil. O velho é descartado, e o novo é introduzido. Ambas as medidas se harmonizam com o tempo, não resultando daí, portanto, nenhum dano.”
I Ching
3
S UMÁ RIO
Agradecimentos