concreto apostila
ESTRUTURA DE
CONCRETO II
2° semestre 2015
Prof. Antônio Augusto G. Abreu
Faculdade Anhanguera
1
INTRODUÇÃO:
• MOMENTO FLETOR: O momento fletor é um esforço ao qual tende a “curvar” uma viga, por exemplo. Em uma mesa qualquer, em repouso quando se é colocado um peso no centro de proporções relevantes tende a ”forçar” uma rotação e portanto uma curvatura no centro (como uma régua curvada), este momento provoca esforços de tração nas fibras externas e compressão nas internas. • MOMENTO TORÇOR: O momento torçor tende a torcer o objeto, um parafuso quando é acochado recebe este momento, a tendencia de girar para um lado e a porca girar para outro.
• ESFORÇO CORTANTE: Esforço cortante é um esforço que tende a “cisalhar” o objeto, quando se é colocado um esforço e a tendência é partir sem rotação e/ou curvatura (momento fletor), se dá o nome de esforço cortante.
• ESFORÇOS TRAÇÃO E COMPRESSÃO:
Esforços normais, são esforços no sentido normal do objeto, podem ser de tração ou compressão. A tração tende a “esticar” o objeto, como em um elástico por exemplo. Já o esforço de compressão tende a comprimir as fibras dos objetos.
2
Ilustrações: Momento Fletor e Força Cortante
3
CONCRETO:
Propriedades e Características:
• Resistência a Compressão: É a principal propriedade e melhor performance, e a é calculada pela Tensão: Relação entre Força e Área.
Exemplo: Fck.= 20 Mpa, corresponde a 200 Kgf/cm².
O que isto nos remete? Equivale dizer que um cubo de concreto de 1cm x 1cm de área (1 cm²), aguenta a uma compressão de 200Kgf.
• Resistência a Tração: É uma condição bem abaixo que a melhor propriedade anterior, e equivale a cerca de 10%. Equivale dizer que o mesmo cubo de concreto quadrado 1cm x 1cm, somente aguentaria a Tração a uma força de 20Kgf.
• Princípio da Tensão à Compressão: Para os CP`s, D = 15cm.
T = Força / Área , Onde T = Fck ,
A=
Força = 35.325 Kgf
* D² / 4
A = 3,14 * (15cm)² / 4 = 176,63 cm²
4
Ilustração: Tensão à Compressão e à