Concreto alto desempenho
Edifícios Inteligentes
Equipe:
Alessandro Assis
Ezi
Marcelo Medrado
Rafael Athayde
Rafael Souza
Renato Santana
Salvador – BA
Maio / 2010
[pic]
UNIFACS
Departamento: DEAR
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Materiais de Construção
Professor: Carlos Gantois.
Titulo: Dosagem de CAD.
Autores: Alessandro Assis, Ezi, Marcelo Medrado, Rafael Athayde, Rafael Souza e Renato Santana.
Salvador – BA
Maio / 2010
SUMÁRIO
1.0 OBJETIVOS 3
2.0 INTRODUÇÃO 4
3.0 FUNDAMENTOS DO CAD 8
4.0 EXPERIMENTO X
5.0 CONCLUSÃO X
6.0 BIBLIOGRAFIA X
1.0 OBJETIVOS
Apresentar os conceitos de Concretos de alto desempenho, mostrando um pouco do histórico, detalhando o processo de dosagem, classificando os matérias mais utilizados, assim como os ensaios de abatimento e compressão.
O experimento demonstrado busca facilitar o desenvolvimento dos estudantes de engenharia civil.
2.0 INTRODUÇÃO
O concreto de alto desempenho foi lançado em meados dos anos 60. Naquela época, era comum pela industria de construção, o uso de concreto com resistência a compressão de 15 a 30 MPa.
Em Chicago, no inicio dos anos 60, o concreto de alta resistência começou a ser usado em escala significativa em estruturas importantes. Projetistas e produtores de concreto pediam permissão ao proprietário da obra para incluir (sem custo adicional) uma ou duas colunas feitas de concreto experimental tendo resistência a compressão de 10MPa a 15MPa acima daquele que os projetistas haviam já selecionado para as colunas principais. Com essa experiência, ficou provado que era possível fazer, entregar e lançar um concreto com resistência a compressão de 10MPa a 15MPa maior do que era comumente usado, sem qualquer dano ao projeto em construção. Em 10 anos, a resistência a compressão máxima do concreto