Concpeção de leitura
Quando o leito desempenha papel ativo, compreende e interpreta o texto, de acordo com seu conhecimento; sobre a linguagem, concordando ou não com as ideias ou intenções do autor.
Sendo a leitura uma captação de ideias, há uma interação do autor-texto-leitor, e com a relação ao texto, o reconhecimento e a reprodução do sentido das palavras.
ESTRATÉGIA DE LEITURA:
São técnicas e informações para facilitar sua compreensão e interpretação, tais como: pensar voz alta, representação visual do texto, resumo, questionamentos contribuindo, assim para atingir seus objetivos de entendimento.
OBJETIVO DE LEITURA:
Captar as ideias, dependendo da interação do texto/leitor, pela intenção como objetivo de informação, trabalhos acadêmicos, prazer, consultas de acordo com sua real necessidade.
LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTINDO:
Ocorre no momento em que leitor aprende a interpretar a intenção do autor, do conteúdo do texto, no momento de interação leitor/autor, que varia de leitor para leitor, a natureza dessa interação (conhecimentos, valores e vivências), as marcas gráficas (o que o autor quis dizer, além do seu conhecimento).
PLURALIDADE DE LEITURA E SENTIDOS:
Os conhecimentos do leitor variam de leitor para leitor, permitindo uma pluralidade de sentido de um mesmo texto. O sentido não está apenas no leitor ou no texto, e sim na interação; autor-texto-leitor.
FATORES DE COMPREENÇÃO DA LEITURA:
Variam de acordo com as necessidades do leitor: bagagem cultural usa de expressões, esquemas, códigos, conhecimento da língua, gênero textual e construção de sentido.
TEXTO:
Além dos fatores de compreensão do texto, existem os aspectos materiais (tamanho, clareza, parágrafos longos, excessos de abreviações, fatores linguístico, léxicos1, linguagem obscura, ausência de sinais, comprometem o entendimento do leitor).
1 Disposição para se expressar oralmente ou