Concordância verbal
Sendo assim pode-se dizer que a alteração da fase de agregação (sólido-líquidogasoso), está associada à força de atração que existe entre as moléculas desses materiais. Quanto maior a força atrativa entre as moléculas, maior será a energia utilizada para separarmos essas moléculas, como conseqüência teremos valores elevados de pontos de fusão e pontos de ebulição. Lembrando que ponto de fusão é a temperatura na qual uma dada substância altera seu estado físico de sólido para líquido e o ponto de ebulição seria a temperatura na qual uma dada substância altera seu estado físico de líquido para sólido. A atração que existe entre as moléculas de um dado material é denominada Forças Intermoleculares ou Ligações Intermoleculares, sendo estas caracterizadas de acordo com a polaridade de cada molécula estudada. II – Tipos de Forças Intermoleculares 1 - FORÇAS DE VAN DER WAALS OU FORÇAS DE LONDON OU DIPOLO INDUZIDO - DIPOLO INDUZIDO.
www.quimica10.com.br Também conhecida como forças de dispersão, ocorre entre moléculas apolares ou entre átomos de gases nobres, quando por um motivo qualquer ocorre uma assimetria na nuvem eletrônica, gerando um dipolo que induz as demais moléculas ou átomos a também formarem dipolos. São de intensidade muito fraca. Ex.: H2; N2; O2; CO2; BF3; CH4; He; Ne; etc.
2 - FORÇAS DO TIPO DIPOLO PERMANENTE - DIPOLO PERMANENTE. Ocorrem em moléculas polares, de modo que a extremidade negativa do dipolo de uma molécula se aproxime da extremidade positiva do dipolo de outra molécula. São mais fortes que as forças de dipolo instantâneo. Ex.: HCl; H2S; PH3; etc.
3 - PONTES DE HIDROGÊNIO. Forças de natureza elétrica do tipo dipolo permanente - dipolo permanente, porém bem mais