Enfermagem
A pneumonia é classificada de acordo com o seu agente causal e é categorizada como bacteriana ou atípica.
Quando uma porção substancial de um ou mais lobos é envolvida, a doença é referida como pneumonia lobar.
A broncopneumonia descreve a pneumonia que está distribuída em placas, tendo-se originado em uma ou mais áreas localizadas para o parênquima pulmonar circunvizinho.
Fisiopatologia
Uma reação inflamatória iniciada pela bactéria ocorre nos alvéolos e produz uma secreção, esta por sua vez interfere no movimento e na difusão do oxigênio e dióxido de carbono. Os leucócitos, em grande parte os neutrófilos também migram para dentro dos alvéolos e preenchem os espaços que normalmente contêm ar. O sangue venoso penetra nos pulmões, atravessa área hipoventilada e sai do pulmão para o lado esquerdo do coração sem ser oxigenado. Em essência, o sangue é desviado da direita para esquerda do coração. Esta mistura de sangue oxigenado com não oxigenado resulta eventualmente, em hipoxemia arterial( diminuição do oxigênio no sangue) e hipercapinia arterial( aumento de dióxido de carbono no sangue).
Sintomas
calafrios, febre de elevação rápida, dor torácica. O paciente gravemente doente apresenta taquipnéia acompanhada por roncos respiratórios, batimento de asa do nariz e utilização dos músculos acessórios da respiração. Dependendo do tipo de bactéria a tosse pode vir acompanhada de escarro esverdeado ou amarelado.
Tratamento
Seu médico deve primeiro decidir se você precisa ficar no hospital. Se você for tratado no hospital, receberá líquidos e antibióticos nas veias, oxigenoterapia e, possivelmente, tratamentos respiratórios.
Referencias :