Concordância verbal
Introdução Este tutorial é uma proposta de ensino que tem por objetivo ajudar pessoas de diferentes níveis de aprendizagem a resolver dificuldades que encontram no estudo da concordância verbal. 1. verbo com sujeito simples O verbo concorda em número e pessoa, não interessando a posição. Ex.: Ele chegou tarde. Nós voltaremos logo. Chegaram os alunos. 2. sujeito composto antes do verbo a) o verbo vai para o plural: Exemplo: Recife e Jaboatão dos Guararapes são as principais cidades do litoral pernambucano. b) o verbo poderá ficar no singular: * Se os núcleos do sujeito forem sinônimos.
Exemplo: A decência e honestidade é coisa rara nos dias atuais. * Quando os núcleos formam uma gradação.
Exemplo: A angústia, a solidão, a falta de companhia levou-o ao vício da bebida. * Quando os núcleos aparecem resumidos por tudo, nada, ninguém.
Exemplo: Diretores, gerentes, supervisores, ninguém faltou. A ameaça, o terrorismo, a agressão, nada o assustava. 3. sujeito composto depois do verbo a) o verbo vai para o plural Chegaram ao estádio os jogadores e o técnico. Cambaleavam na rua Do Carmo e Dirceu. b) o verbo concorda com o núcleo mais próximo Chegou ao estádio o técnico e os jogadores. 4. sujeito composto de pessoas diferentes a) quando aparece a 1ª pessoa do singular o verbo vai para o plural Exemplo: Jorge e eu jogaremos amanhã. O professor e eu fotografamos vários tipos de pássaros. b) se o sujeito for formado de segunda e terceira pessoas do singular, o verbo pode ir para a 2ª ou 3ª pessoa do plural. Exemplo: Tu e ele ficareis atentos. Tu e tua esposa viajarão cedo. 5. núcleos do sujeito ligados por OU a) se houver idéia de exclusão ou retificação, o verbo fica no singular ou concordará com o núcleo do sujeito mais próximo. Exemplo: Paulo ou George será o novo gerente. O marginal ou os marginais não deixaram nenhuma pista