Conclusão relatorio - Arnaldo Lemos
A Revolução Francesa juntamente com o seu aprimoramento do capitalismo e do liberalismo econômico, contribuirão com a evolução da sociedade na história em relação as tecnologias de produção em geral, que tem principais ideias altos potencial de lucro e celeridade na produção.
A precarização a que eram submetidos os operários pelos patrões, vividas nas cenas do filme Germinal, ainda são vistas nos dias de hoje, a realidade é descrita em “Invisível” de Vladimir Sofatle, que fala sobre as condições desumanas em os trabalhadores viviam na Bolívia.
É importante lembrar que não só os adultos são submetidos as trabalho excessivo, mas também as crianças, que não inseridas nesse sistema por influencia dos pais ou até mesmo por motivos de complementar a renda de sua família. Isto acaba gerando a mão de obra infantil ou até mesmo escrava.
O abuso às condições as quais o patrão não tinham visão cotidiana, como mostra em Germinal, deixavam os trabalhadores completamente externos ao âmbito dos superiores.
As questões ambientais que são muito comentadas hoje em dia em dia, acabam gerando grandes modificações nas etapas fabris, que no filme e na época não eram muito destacadas, e não tinham relevância em questões como descartes indevidos de resíduos em locais inapropriados, esgoto a céu aberto, poluição devido a liberação de gases na atmosfera, como a queima do carvão, entre outros.
Desta forma, é desprezível como as condições desumanas dos trabalhadores e a precariedade da dignidade humana nos dias de hoje pode ser facilmente comparada em alguns aspectos ao filme Germinal . Mas também é importante destacar os avanços tecnológicos que aconteceram no decorrer da história.