CONCLUSÃO DOS INSETOS
Os insetos são os artrópodes que têm o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Eles possuem três pares de pernas articuladas no tórax. Assim como os outros artrópodes, eles possuem exoesqueleto, a armadura que os protege e lhes dá sustentação. São vários os tipos de inseto: quase todos têm asas,geralmente dois pares , alguns perderam as asas e outros nunca tiveram. Quando estão descansando as asas dos insetos podem estar perpendiculares ao corpo como em libélulas, ou paralelas, como nas abelhas.Existe outra coisa característica importante dos insetos: eles mudam de forma desde quando nascem até ficarem adultos. Este processo se chama metamorfose, que pode ser completa : borboletas, abelhas, moscas e outros ou incompleta : baratas, gafanhotos, cigarras e outros. • O desenvolvimento dos insetos
Os insetos são organismos que possuem sexos separado , reproduzindo-se de forma sexuada com fecundação interna através de gametas. Por serem animais ovíparos, depositam os seus ovos em ambientes que favorecem o desenvolvimento de um novo inseto, seguindo etapas de crescimento caracterizadas por metamorfose (transformações morfológicas e fisiológicas na estrutura corpórea de um organismo, durante o seu ciclo de vida).
Desenvolvimento direto (ametábolo) – neste grupo de insetos os animais não passam por mudanças, ou seja, a partir da eclosão do ovo surge um arquétipo semelhante ao organismo adulto, porém ainda imaturo.
Desenvolvimento indireto incompleto (hemimetábolos) – reúne os insetos com desenvolvimento gradativo, passando por etapas de crescimento. Após a eclosão do ovo surge uma ninfa, passando por sucessivas mudas que é a troca do exoesqueleto até atingir o tamanho adulto chamado de imago.
Desenvolvimento indireto completo (holometábolos) insetos cuja metamorfose, posterior eclosão dos ovos, apresenta etapa de desenvolvimento larval (anatomicamente diferente do organismo adulto). Da larva surge uma pupa ou crisálida, etapa na