conciencia e atividade
Categorias fundamentais da psicologia sócio- histórica
Wanda M.Junqueira
Aguiar
consciência e atividade são duas categorias de analise, que nos permitem nomear a relação do homem com o mundo, que expressam e contem o processo de construção do fenômeno psicológico.
As categorias de analise devem dar conta de explicitar
,descrever e explicar o fenômeno estudado em sua totalidade
Interação com o ambiente sociocultural
Trabalho
Para Vigotski, atividade humana não e internalizada em si,mas e uma atividade significada,como processo social midiatizada semioticamente.
A consciência dessa forma,se constitui a partir dos próprios signos,ou seja de instrumentos construídos pela cultura e pelos outros que ,quando internalizado se torna instrumento internos e subjetivos da relação do individuo consigo mesmo.
O signo seria tudo aquilo que possui um significado e se remete a algo situado fora de si mesmo,e o elemento situado fora de mesmo,e o elemento que integra as funções psíquicas e superiores
Consciência
;Deve
integrado,numa
ser
vista
processualidade
como
um
sistema
permanente,determinada
pelas condições sociais e históricas,que num processo de conversão se transforma em produções simbólicas,em construções singulares.
Realidade
objetiva: não depende de um homem
particular ;ela preexiste e passa a fazer parte da subjetividade de um homem em particular .
Funções
psicológicas ,produção cultural e social
:produto da atividade humana.
O
homem transforma a natureza com sua atividade
por meio dos instrumentos ,e assim transforma-se a si próprio.
E através da atividade externa que se criam as possibilidades de construção da atividade interna .assim a atividade de cada individuo e determinada pela forma como a sociedade se organiza para o trabalho,entendido como a transformação da natureza para a