concepçoes da psicologia da natação
A natação se apresenta na sociedade contemporânea como uma forma de atividade física sistematizada bastante procurada por diferentes pessoas, com objetivos diversos. Trata-se de uma área de atuação do profissional de Educação Física, na qual, para seu ensino e treinamento, se fazem presentes diferentes métodos e abordagens. Com base em análise de referencial teórico, oferecer subsídios teóricos para essa área de atuação, através da apresentação de possibilidades de princípios metodológicos de ensino técnico. A intenção não é propor uma nova metodologia de ensino, muito menos de estabelecer uma tendência em especial, mas sim, apontar possibilidades de intervenção num processo de iniciação à natação até a preparação do nadador para a possível futura especialização no treinamento competitivo. Para tal, é usada como premissa a afirmativa de que o processo de ensino/treinamento da natação passa por três etapas, sendo elas:
- A adaptação ao meio líquido, na qual o sujeito procura se relacionar com um novo ambiente, adaptando-se a novas situações de equilíbrio, respiração e propulsão;
- Treinamento fundamental: fenômeno pedagógico, que compreende o aproveitamento de um conjunto de meios que assegurem a aquisição e desenvolvimento de todo o complexo humano, na busca de bases neuropsicomotoras para o exercício futuro do alto desempenho desportivo. Consiste na aquisição de capacidade aeróbia mínima e aprendizado dos quatro estilos de nado;
- Treinamento competitivo: busca por excelência na modalidade, de acordo com processo de especialização em provas e disputas nas quais o nadador melhor se adapta e apresenta melhores performances.
Para o ensino da natação, assim como de qualquer outra modalidade esportiva ou forma de atividade física sistematizada, é necessário o planejamento e a adequação dos processos pedagógicos a certos princípios teóricos, voltados aos objetivos que se deseja alcançar e os meios para tal.