CONCEP O HIST RICA DAS POL TICAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PER ODO DE 1960 A 1980 E O SERVI O SOCIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 POSTURAS DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÀS POLÍTICAS SOCIAIS NAQUELE PERÍODO 4
3 REFERENCIAR O COMPORTAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL NO PERÍODO DE 1960 A 1980 5
4 RESSALTAR AS CONSIDERAÇÕES O CONTEÚDO APRESENTADO NA PSICOLOGIA SOCIAL 7
5 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Com base no texto “Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil”, de autoria de Potyara Amazoneida, este artigo apresenta um conceito do que foi o desenvolvimento do Brasil entre os anos de 1960 a 1980. Apresentando as mudanças e os aprimoramentos do Serviço Social e a adequação de novos comportamentos na profissão.
Na reflexão deste texto compreendemos que a crise capitalista, não atingiu apenas uma esfera econômica e política, mas influenciou os valores, as ideias e também no conhecimento. Trazendo a tona transformações que incentivaram o imperialismo cultural, promovido pelos meios de comunicação direcionando o individualismo e o consumismo.
De acordo com a proposta do texto de Potyara Amazoneida entre 1960 a 1980 o cenário político no Brasil propagava grandes mudanças na área social. Em diferentes campos do país surgiam movimentos sociais de intensidade, desde as alianças camponesas no Nordeste, aos movimentos pelas reformas no Centro Sul. As reivindicações mobilizaram expressão na luta social das classes trabalhadoras.
2 POSTURAS DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÀS POLÍTICAS SOCIAIS NAQUELE PERÍODO
Diante de tal cenário foi necessário reestruturar a gestão das políticas sociais, que em meio do momento político em que vivia o Brasil, excluiria a participação popular como forma de controle sobre as políticas desenvolvidas.
Como forma de controle sobre as políticas desenvolvidas, movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos estão inseridos no processo de discussão e avaliação das políticas, caracterizando o caráter tecnocrático de sua gestão.
Foi o momento que levou o