Conceição do ibitipoca
Localizada na zona da mata mineira, Conceição do Ibitipoca é uma das mais antigas vilas de Minas Gerais. A comunidade é distrito do município de Lima Duarte, distante 3Km da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca.
Alguns estudiosos da língua tupi descrevem a tradução do nome Ibitipoca como “casa de pedra”, pela existência de muitas cavernas que serviam de moradia aos índios. Outros estudos indicam a versão da “serra que estala” (ibiti= serra + poca = estala), referência aos trovões que são comuns na serra.
Os primeiros relatos sobre a região datam de 1692, o “Monte do Ebitipoca” é citado no roteiro de viagem do Padre João Faria Fialho (bandeira de Taubaté). No século seguinte, a região atingia mais de cinco mil moradores em decorrência da procura pelo ouro.
Após a descoberta do mineral em abundância, na “Vila Rica”, o êxodo foi geral. Ficou apenas a população mais humilde que não tinha condição financeira para sair. Hoje, 300 anos depois, a vila é freqüentada por turistas de todo o mundo e a população não ultrapassa dois mil habitantes.
Durante a noite, o clima é de harmonia entre os moradores e turistas. Nos bares, lanchonetes e restaurantes é comum o som da viola acompanhado da tradicional prosa mineira, regada à pinga retirada dos alambiques da serra ou caldos com o melhor da culinária mineira.
CURIOSIDADES
- A região foi descoberta pelos bandeirantes no século XVII.
- Conceição do Ibitipoca foi uma das primeiras
Vilas do estado de MG.
- No início do séc. XVIII parte dos moradores debandaram para Vila
Rica em busca do