PARQUE NACIONAL DE IBITIPOCA
O Parque Estadual do Ibitipoca é um parque florestal do estado brasileiro de Minas Gerais, localizado no município de Lima Duarte. Com uma área de 1488 hectares, está situado a três quilômetros do arraial de Conceição do Ibitipoca, que se sustenta com o turismo atraído pelo parque. Criado em 4 de julho de 1973, é administrado pelo Instituo Estadual de Florestas. O ingresso no parque é pago e está limitado a 300 visitantes por dia, durante a semana e 800 visitantes nos fins de semana e feriados. É permitido acampar dentro do parque, mas este também é limitado a um certo número de visitantes pela administração e em área determinada pela mesma. A área de camping possui infra-estrutura de restaurante, lanchonete e banheiros.
O clima é tropical de altitude, com verões amenos e chuvosos sendo novembro, dezembro e janeiro os mais chuvosos e inverno seco, com os meses de junho, julho e agosto os meses mais secos. O parque apresenta boa infraestrutura para os visitantes e está sobre um afloramento de quartzito sobre o qual se desenvolve um solo (cambissolo) pouco profundo constituído principalmente de matéria orgânica e areia (areno-quartzosos) formada pela erosão da rocha, por isto grande parte da vegetação é xerófita, isto é, constituído de gramíneas e herbáceas de baixo porte.
Nas regiões onde o solo tem pouca profundidade é a vez dos arbustos, cactos e bromélias, caracterizável como um típico campo rupestre. Os rios do parque apresentam cor de caramelo devido ao alto teor de matéria orgânica.
Parque Tanguá
Inaugurado em 1996, o Parque Tanguá surpreende pela sua beleza. Envolve uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas. O Parque Tanguá preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, com araucárias. Possui uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou à pé. O conjunto do parque inclui, também, um mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete.
Fica no