Conceituação e caracterização da cidadania
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
NP1 - 2014
CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA CIDADANIA
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2014
ANDRÉ DE LIMA TOMAZELLI – A3033F-6
CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA CIDADANIA
Trabalho apresentado ao Curso de Comunicação Social, da Universidade Paulista (UNIP) de São José do Rio Preto, para aprovação na NP1 - 2014.
Orientador: Prof. Mestre Gil Reis
São José do Rio Preto
2014
CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA CIDADANIA
Cidadania: Conjunto de deveres e direitos acordados entre todos os cidadãos para o bem colectivo e pessoal.
No decorrer da história da humanidade surgiram diversos entendimentos de cidadania em diferentes momentos – Grécia e Roma da Idade Antiga e Europa da Idade Média. Contudo, o conceito de cidadania como conhecemos hoje, insere-se no contexto do surgimento da Modernidade e da estruturação do Estado-Nação.
A ideia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. O poder não mais se concentrava na mão de apenas um indivíduo como ocorria no passado, todas as decisões que afetariam a comunidade eram discutidas, deliberadas e votadas. Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.
O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigência de uma constituição. Ao contrário dos direitos humanos – que tendem à universalidade dos direitos do ser humano na sua dignidade –, a cidadania moderna,