Conceitos
Que se entende por percepção e quais os elementos que entram na sua formação?
A percepção humana é a interpretação e organização de dados sensoriais imediatos que intervêm no organismo.
O estudo deste fenómeno humano permite compreender o comportamento do homem, atendendo à impossibilidade de o mesmo acontecimento, objecto ou pessoa ser percepcionado por duas pessoas de forma idêntica. Existem sempre diferenças entre cada pessoa no modo que percepcionam o que os rodeia.
Os elementos intervenientes na percepção são a personalidade individual, na medida em que esta é fundamental para a elaboração da percepção, pois as coisas só são percepcionadas da maneira que nós queremos ou idealizamos; as forças motivacionais, que tanto podem ser intrínseca como extrínsecas, estando em constante mutação; os factores de ordem social, ou seja, o contexto social do qual fazemos parte; bem como as sensações, na medida que são elementos que entram na formação da percepção representando as impressões que derivam do contacto directo e imediato com a realidade.
Que se entende por estímulo, qual a diferença entre estímulos reais e potenciais e por limiar diferencial?
O estímulo é a resposta a uma reacção, e esta resposta varia de pessoa para pessoa. O estímulo é tudo o que desencadeia comportamentos, mas que vão perdendo intensidade, tendo que ser reforçados regularmente.
Estímulos reais são os agem sobre nós próprios, levam-nos a uma resposta, influenciam o nosso comportamento.
Estímulos potenciais são aqueles que nos são induzidos, mas que não respondemos de imediato, ignoramos, mas que podemos vir a responder.
Limiar diferencial é a capacidade máxima de provocar respostas discriminatórias e para tal é necessário um aumento de diferencial estimulatório.
Que diferença existe entre percepção de pessoas e impressão de pessoas? Clarifique a resposta.
A percepção é um acto cognitivo que consiste na organização e interpretação dos dados sensoriais imediatos