Conceitos
Caxias do Sul, 08 de Maio de 2013.
Abordagem da Organização (Teoria Clássica): Escolhi essa, pois segundo Fayol, cada empregado recebe ordens de apenas um chefe. A organização da empresa é feita de maneira hierárquica para não haver conflitos de estratégias. Ele acredita que a rotatividade é algo ruim para a empresa, assim como apoia e incentiva os funcionários a resolverem problemas específicos, sem esperar pelas ordens dos chefes, permitindo assim a extinção dos problemas.
Conceito da Organização (Teoria das Relações Humanas): Escolhi essa porque a Administração não pode tratar as pessoas uma a uma, mas sim, trata-las como membros de um grupo social. Os trabalhadores não reagem à Administração, às suas decisões, normas, recompensas e punições como indivíduos isolados, mas como membros de grupos sociais e cujas atitudes são influenciadas por códigos de conduta grupais. Nessa teoria a empresa não trata o homem como “Máquina”, mas sim se preocupa com o seu psicológico e seu intelectualismo profissional.
Principais Representantes (Teoria Clássica): Essa teoria trata a empresa como um sistema fechado, a partir do momento em que o planejamento é visto como a pedra angular da gestão empresarial. Nesse contexto foi criado quatorze princípios básicos que são: Divisão de Trabalho, Autoridade e Responsabilidade, Unidade de Comando, Unidade de Direção, Disciplina, Prevalência dos Interesses Gerais, Remuneração, Centralização, Hierarquia, Ordem, Equidade, Estabilidade dos Funcionários, Iniciativa e Espirito de Equipe. Creio que essa Teoria é que dá todo o sucesso da empresa.
Característica Básica da Administração (Teoria Neoclássica): Para os neoclássicos, a “Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de pessoas para um objetivo comum. O administrador é aquele que possibilita ao