Conceitos B Sicos De Bancos De Dados E SQL
Deixe um comentário
Este é um artigo técnico sobre os termos mais usados em banco de dados. Porque criar um artigo sobre isso quando estou tratando apenas de SQL básico? Porque é impossível falar sobre SQL sem se envolver com os conceitos básicos de bancos de dados.
São se preocupe. Não pretendo fazer deste artigo algo longo e cansativo. Como estamos focados no básico sobre SQL, só precisamos conhecer alguns poucos termos e conceitos de bancos de dados. Além disso, alguns termos como SGDB e SQL já foram bem explicados no artigo sobre o que é SQL. Neste artigo, vamos conhecer os conceitos de tabelas, linhas, colunas, células, campos e registros.
Conceito de bancos de dados: As tabelas
No artigo sobre o que é sql aprendemos que os bancos de dados armazenam conjuntos de informações relacionadas e que não é possível ler essas informações sem um sistema gerenciador de bancos de dados (SGBD).
Para melhorar o nosso entendimento das informações armazenadas, os gerenciadores de bancos de dados exibem os dados em forma de tabelas, como uma planilha excel por exemplo. Uma tabela é simplesmente uma forma de agrupar dados relacionados e armazená-los, classificando-os por por um tema, assunto ou categoria.
Numa agenda telefônica, por exemplo, são anotados os nomes das pessoas e seus respectivos telefones. Se você for guardar isso num banco de dados, teria uma tabela chamada “agenda de telefones”, onde seriam armazenadas as informações “nome” e “telefone” de seus contatos.
Na imagem abaixo, temos um exemplo de como o gerenciador de bancos de dados nos mostraria as informações da tabela “agenda de telefones” mencionada acima.
Conceito de bancos de dados: Linhas e colunas
Note que na tabela existem duas colunas chamadas “nome” e “telefone”. Na coluna “nome” temos todos os nomes de nossos contatos e na coluna “telefone” temos os telefones de cada contato. Além disso, em cada linha da tabela, temos a informação completa (nome e telefone)