CONCEITOS PEDAGÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por escopo uma breve análise sobre os conceitos pedagógicos e suas aplicações precípuas.
Historicamente, a Pedagogia se organizou cientificamente dentro de pressupostos da ciência positiva, com a promessa de um método científico capaz de explicar todas as qualidades de uma ciência. Posteriormente, fazendo parte das disciplinas sociais, a Pedagogia se viu impossibilitada de alcançar precisão, exatidão e frequência na aplicação do método, transformando-se numa ciência das ciências, destinada ao estudo da difusão do conhecimento e modos aprendizagem aplicáveis ao indivíduo em constante desenvolvimento intelectual.
Todavia, mister se faz, no atual cenário da educação, valer-se de práticas educativas de vanguarda e contextualizadas, tanto dos profissionais da educação como do próprio conhecimento da Pedagogia como ciência, objeto de estudo; constituindo-se essencial o repensar a educação e a ciência pedagógicas para que seus conceitos básicos e tradicionais possam ser relidos e reinterpretados.
2 DESENVOLVIMENTO
Pedagogia é a ciência do saber como parte da formação humana, que tem por objetivo o estudo da educação no processo de ensino e aprendizagem, não somente enquanto criança em formação e sim o constante processo de desenvolvimento do sujeito como cidadão, muito para além dos anos escolares. Pedagogo significa: aquele que acompanha a criança.
Platão vem a complementar o conceito de pedagogia através do conceito de Paideia: “[...] a essência de toda a verdadeira educação, ou Paideia, é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer tendo a justiça como fundamento (JAEGER apud CAMBI, 1999, p. 147) ”.
Na antiguidade os profissionais da