Conceitos macroeconomicos
1ª e 2ª. Aulas: Conceitos Macroeconômicos Básicos
Bibliografia:
GREMAUD, M. P., VASCONCELLOS, M. A. S. de & TONETO Jr, R. Op. Cit. Capítulos 2 a 10.
VASCONCELLOS, M. A. S. de & GARCIA, M. E. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva, 2006, 246 p. (2ª. Edição). Capítulos 8 a 15.
1- Introdução Ao longo do curso serão utilizados especialmente os conceitos da Macroeconomia, vistos na disciplina de Introdução à Economia.
2 – Objetivos da Política Macroeconômica
a) Alcançar o Pleno Emprego – especialmente da força de trabalho;
b) Controlar a Inflação
c) Promover Distribuição de Renda
d) Promover Crescimento Econômico Enquanto os dois primeiros são de curto prazo, os outros dois são de longo prazo. Pode haver conflito entre emprego e inflação.
3 – Contabilidade Nacional: Produto Interno Bruto (PIB) A renda ou a produção de um País, normalmente é expressa pelo PIB, que é a produção de bens e serviços dos diversos setores econômicos no prazo de 1 ano. Em sua medida consideram-se apenas o valor dos chamados bens finais ou o valor adicionado por cada ramo da economia. Costuma-se dividir a economia em três setores, que por sua vez, são divididos em ramos: A - Agricultura (Primário): Agricultura, Pecuária, Pesca, Extrativismo; B - Indústria (Secundário): - Construção Civil; - Mineração; - Serviços Industriais de Utilidade Pública; - Indústria de Transformação Bens de Capital; Bens Intermediários (este e o anterior são os Bens de Produção); Bens de Consumo não Durável; Bens de Consumo Durável. C - Serviços (Terciário): Transporte (Frete), Comunicações, Comércio, Instituições Financeiras, Serviços Pessoais, Administração Pública. Costuma-se comparar os PIB de diferentes países; dividi-lo pela população e obtendo o PIB/capita; calcular a taxa de crescimento anual do PIB. Neste