Conceitos introdutórios
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FRANCIÉLLY ENCINA PASQUALI
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Uruguaiana
2008
FRANCIÉLLY ENCINA PASQUALI
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Básica
Orientador: Prof. Regis Garcia
Uruguaiana
2008
1. INTRODUÇÃO
Para que se possa entender a contabilidade é necessário compreender e reter. Entende-se que é uma ciência pois estuda os atos e fatos de uma administração econômica . Um dos elementos básicos da contabilidade é a escrituração, que começa pelo livro diário pois é a representação gráfica dos fatos contábeis e dos efeitos que os mesmos produzem sobre o patrimônio. A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para tomadas e decisões fora e dentro das empresas, portanto existe a pessoa física que somos nós e pessoa jurídica que são as entidades (não lucrativas) e empresas (lucrativas) . Em contabilidade devemos considerar esta equação onde bens somados aos direitos e diminuidos das obrigações formam o patrimônio líquido.
2. Desenvolvimento da Contabilidade Básica
2.1 A Contabilidade como conhecimento:
Inicialmente devemos conhecer os alicerces usados na contabilidade, compreender muito bem o que são os valores materiais (dinheiro,móveis,veículos etc...), valores imateriais ( vínculos jurídicos) e o que são diminuições e aumentos de capitais, tudo que aumenta o capital é lucro e receita é tudo que diminue , ou seja prejuízo. Outros pontos importantes de lembrar seriam as entidades econômico administrativas que são classificadas em instituições que não visam fins lucrativos e sim finalidades sociais e empresas que visam o lucro , classificadas em públicas, privadas e mistas.