Conceitos introdutórios
1.1 Conceitos Introdutórios
Competências específicas a desenvolver:
← Dominar os conceitos básicos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e da Informática;
← Conhecer as áreas de aplicação das TIC;
← Definir conceitos de Hardware e Software;
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
TECNOLOGIA
A palavra tecnologia deriva da junção de duas palavras gregas, techné donde derivou a palavra “técnica” (que significa saber fazer) e logia (que significa conhecimento). Assim, tecnologia pode ser definida como o conhecimento voltado para a prática (saber fazer), ou seja é o estudo dos processos técnicos em geral e da sua aplicação.
LOGIA: é o conhecimento adquirido e organizado em relação a uma determinada área de intervenção do ser humano na realidade que o cerca.
TÉCNICA: Pode ser definida como o meio e processo de actuar sobre os objectos reais, com base em conhecimentos adequados, fundamentados geralmente na ciência. No fundo é a prática do conhecimento científico.
Resumindo, podemos dizer que, enquanto as técnicas são os meios e os processos de actuar na realidade, as tecnologias são os conhecimentos em que esses meios e processos de actuação se baseiam.
Ao falarmos de Tecnologias de Informação também se torna necessário esclarecer o que é a informação.
INFORMAÇÃO
Podemos considerar informação como qualquer elemento de conhecimento que, de alguma forma é transmitido a outra pessoa, constituída por dados articulados com significado.
Dada a necessidade actual que a sociedade tem de estar constantemente informada de tudo o que se passa no mundo, a informação circula a grande velocidade, beneficiando assim do avanço tecnológico registado ultimamente. Quando uma informação não é suficientemente precisa ou completa, um profissional pode tomar decisões erradas, podendo