Conceitos Financeiros
Conceito
Como Calcular
Custo : É o Gasto relativo ao bem ou serviço utilizado Relacionar todos os gastos na produção de outros bens e serviços: são todos os utilizados na atividade produtiva. gastos relativos à atividade de produção.
os gastos que
Custo Fixo : É a parcela do custo que se mantém Relacionar fixa, quando a produção varia. É o caso, por exemplo, do permanecem constantes ao longo aluguel. Este será cobrado pelo mesmo valor qualquer do ciclo de produção. que seja o nível de produção, inclusive no caso de não se produzir nada.
Custo Variável : São aqueles custos cujos valores se Relacionar os gastos que variam alteram em função do volume de produção da empresa. proporcionalmente ao volume de
Exemplo: matéria-prima consumida. Se não houver produção quantidade produzida, o custo variável será nulo. Os custos variáveis aumentam à medida que aumenta a produção. Custo Total : É o gasto total da empresa com
CT = CF + CV
fatores de produção. Compõe-se de custos variáveis e custos fixos.
Depreciação: É o custo decorrente do desgaste ou da
obsolescência dos ativos imobilizados (máquinas, veículos, móveis, imóveis e instalações) da empresa..
D = Depreciação; Va = Valor Atual do Ativo; Vr = Valor
Residual; te = Tempo de Vida Útil do Ativo
Va – Vr
D =
te
Dumping: Prática comercial que consiste em vender Comparar os preços unitários de produtos a preços inferiores ao seu custo com a venda praticados com finalidade de eliminar concorrentes e/ou ganhar mais unitários de produção. participação de mercado.
os custos
Fluxo de Caixa: O fluxo de caixa tem por objetivo Relacionar todas as receitas e principal, a projeção das entradas e das saídas dos despesas ocorridas durante o recursos financeiros da empresa em um determinado ciclo de produção. período de tempo.
Lucro Bruto: Simplificadamente, nada mais é do que o resultado positivo deduzido das vendas os custos e
despesas.