Teste de Marche mallouw

274 palavras 2 páginas
Teste de Marche mallouw

Esta relação foi encontrada pelo psicólogo Walter Mischel, em 1968.
Este psicólogo colocou um dilema a cerca de 500 crianças entre os 4 e os 6 anos: podiam comer imediatamente o doce que este lhes dava ou poderiam esperar alguns minutos sem o comer e aí recebiam mais dois iguais.
Apesar de ser muito difícil para qualquer criança resistir a esta “tentação”, algumas conseguiam distrair-se, olhando para outras coisas, cantando, falando sozinhas e esperavam pela recompensa prometida…enquanto outras não resistiam e acabavam por ficar apenas com um doce.

Anos mais tarde, Walter, voltou a procurar estar crianças e conclui que aquelas que anos antes tinham maior capacidade de auto-controlo do impulso para não comer logo o doce, conseguiam fazer escolhas mais ponderadas e tinham maior sucesso escolar.

Este estudo veio a ser confirmado por outros que mostram que uma menor capacidade de auto-controlo pode levar a graves problemas na adolescência e idade adulta, como dificuldade em fazer escolhas, maior abuso de substâncias (álcool e drogas), baixa auto-estima e dificuldades de auto-regulação dos afetos.

Se é pai, tenha em conta que é fundamental que muitas vezes diga não ao seu filho. Negar-lhe certas coisas que este quer não é ser mau pai, é introduzir limites e um ensinamento essencial para a vida: muitas vezes termos de esperar para ter o que queremos e noutras, temos de lidar com o facto das coisas não acontecerem como esperamos. Isto leva-nos a ser mais persistentes, a não desistir e lidar com as frustrações de uma forma mais adaptativa.

Relacionados