Conceitos de um erp
Conceitos de um ERP 4
Evolução. 4
QUADRO 1: Metodologia de Implantação de Sistemas ERP 6
Ciclo de Vida de Sistemas ERP 6
Vantagens do ERP 6
Desvantagens do ERP 6
Figura 1: Estrutura de um ERP 7
Fatores Críticos de Sucesso 8
Principais empresas especializadas em ERP 8
ESTUDO DE CASO: Implantação frustrada de ERP 8
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS....... 11
INTRODUÇÃO
O uso de softwares destinados à gestão empresarial, denominados sistemas ERP –Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais), teve grande crescimento à partir de 1990, nos mercados americano e europeu e, desde 1996, o mercado brasileiro vem presenciando uma demanda crescente pelo uso dessas ferramentas.
Nem todas as vantagens vendidas por esses pacotes podem ser obtidas com a simples compra do hardware adequado e do melhor software do mercado. É preciso lembrar que barreiras devem ser vencidas e resistências amenizadas para que não haja desperdício de dinheiro e de tempo.
Entretanto, nas implantações de sistemas integrados de gestão empresarial, há uma preocupação intensa com a tecnologia e quase nenhuma preocupação com os demais aspectos que norteiam as modificações nas dinâmicas organizacionais causadas por ela.
Os dirigentes se esquecem de que as modificações causadas pela mudança tecnológica vão além de uma simples troca de sistema informacional e irão impactar também a estrutura e os aspectos sócio-comportamentais.
Por decorrência, algumas empresas se decepcionam com a solução adotada por não obterem, imediatamente, o resultado esperado devido ao reflexo da mudança tecnológica na organização, sua estrutura organizacional e no relacionamento dos indivíduos. Assim, além do grande gasto financeiro com sua implantação, as organizações se vêem, novamente, diante de um grande gasto para se ajustarem a uma nova realidade. Porém, os casos de sucesso também se fazem, apesar de todas as dificuldades inerentes à implantação.
Conceitos de