Conceitos de SKEL e PASSWD
INDUSTRIAL – SENAI
BRUNO MACHADO, GUILHERME FRAGA, KAROLINE AYRES, VINÍCIUS MENCHER
TRABALHO DE LINUX
SERRA
2011
BRUNO MACHADO, GUILHERME FRAGA, KAROLINE AYRES, VINÍCIUS MENCHER
TRABALHO DE LINUX
Trabalho do curso apresentado ao serviço nacional da indústria – SENAI – com orientação de docente Sarah Signorelli como requisito para obtenção de diploma de técnico em redes de computadores.
SERRA
2011
Resumo
O assunto a seguir irá apresentar informações sobre os diretórios /etc/skel e do arquivo passwd, do sistema operacional Debian Linux.
Para cada um serve, as dúvidas mais freqüentes, funcionalidades mais usadas, entre outros.
Sumário
1. Introdução
Com o intuito de se aprofundar no assunto de pastas e arquivos do diretório /etc do sistema operacional livre – Linux, a pasta skel traz muito mais conhecimendo do que parece, o arquivo passwd, idem.
Este trabalho, tem como foco, apresentar as funcionalidades dessa pasta e desse arquivo, além de ensinar como utilizar a pasta skel, por exemplo.
2. diretório etc/SKEL
Este diretório contém os modelos de arquivos .bash_profile e .bashrc que serão copiados para o diretório pessoal dos usuários no momento que for criada uma conta no sistema com o comando adduser. Desta forma você não precisará configurar estes arquivos separadamente para cada usuário.
Também é possível criar seus próprios modelos de pastas e/ou arquivos dentro desse diretório. Essas pastas/arquivos criados também serão copiadas para o diretório home dos usuários no momento que for criada uma conta no sistema.
3. arquivo etc/passwd
Em sistemas operacionais do tipo Unix, o arquivo /etc/passwd contém as informações sobre cada um dos usuários que pode entrar no sistema. Hoje em dia, em muitos sistemas operacionais este arquivo é apenas um dos muitos back-ends para um