Artigo Brunimento x Mandrilamento
V CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO
14 a 17 de abril de 2009 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
SUBSTITUIÇÃO
DO
PROCESSO
MANDRILAMENTO:
APLICAÇÃO
AUTOPEÇAS
DE
BRUNIMENTO
NUMA
FABRICANTE
POR
DE
Fabiano A. Sibella, fabiano.sibella@terra.com.br.com1
Amauri Hassui, ahassui@fem.unicamp.br2
Iris Bento da Silva, Iris@fem.unicamp.br2
2
Departamento de Engenharia de Fabicação, Faculdade de Engenharia Mecânica – Universidade Estadual de
Campinas, CP 6122. CEP:13083-970 – Campinas/SP
Resumo: A vantagem competitiva entre as empresas depende da inovação, que segundo Roberts (1988), compreende a geração de uma idéia ou invenção e a conversão desta invenção em algum negócio ou aplicação útil e muitas vezes a quebra de paradigmas, e isso compreende desenvolver novos processos e métodos de trabalho. Essa quebra compreende dentre outras coisas desenvolver novos processos e métodos de trabalho. O objetivo deste trabalho é avaliar a possibilidade de substituição de um processo de brunimento em bielas, substituindo-o pelo mandrilamento.
Essa análise baseou-se nos indicadores de qualidade relevantes a essa etapa de fabricação, a saber, rugosidade, cilindricidade, circularidade e tolerância dimensional. Os resultados obtidos mostraram que todas as características exigidas pelo brunimento são possíveis de serem alcançadas com o mandrilamento. A aplicação deste projeto foi realizada numa empresa de grande porte do ramo de autopeças e resultou num processo mais enxuto como um todo com consequente diminuição do custo.
Palavras-chave: redução de custos,brunimento, mandrilamento
1. INTRODUÇÃO
Devido à globalização do mercado atual, a competitividade entre as empresas é muito intensa. A constante busca por redução de custos, processos cada vez mais enxutos e melhorias contínuas, são fatores que podem trazer diferenciais competitivos às empresas. Cabe ressaltar que qualquer tipo de vantagem com relação à concorrência está