Conceitos de sistemas
Conceitos de Sistemas
Sistema é basicamente um conjunto de ações, doutrinas, idéias ou princípios que se unem a fim de alcançar um mesmo objetivo. Sendo esse objetivo variável de acordo com as partes integrantes do mesmo.
Tudo na vida está englobando Sistema, pois para alcançar objetivo é necessária uma seqüência de ações, e esta seqüência a ser seguida até chegar ao ponto final é denominada sistema. Seja para sair de casa, comprar algo ou dormir.
Existem Sistemas que estão em continuo funcionamento em nosso dia a dia e nós não paramos para analisar o que está acontecendo. Um exemplo que se aplica a todos é o sistema respiratório. Que basicamente é definido pela função de ocasionar a troca de ar do ser humano com o meio. Essa troca de ar passa por diversas etapas até ser inspirado o oxigênio e liberado o gás carbônico. São essas etapas que compõem todo o sistema, ou seja, ações em prol do mesmo objetivo.
Pode-se ter uma visão bem “pequena” de sistemas, definindo-o de forma não abrangente, porem, se analisar o sistema como um todo ele pode ser muito mais abrangente do que se imagina. É possível notar toda essa abrangência quando se analisa os variados tipos de sistemas como: aberto, fechado, físico, conceptual, entre outros. Cada tipo do sistema se classifica devido ao seu objetivo, sua influência no meio ou os meios que são usados para alcançar o objetivo final.
Todo sistema tem basicamente uma regra de funcionamento, sendo essa o processamento, pois todo sistema tem uma “entrada” de dados que, após passarem pelas diversas etapas e serem processados, geram um tipo de “saída” dos mesmos, porem, de forma diferente, ou seja,