Conceito do Sistema
O e-ducar é o ambiente de Ensino à Distância da PMMG.
Em 2003 a Polícia Militar utilizava um sistema chamado AulaNet, cedido provisoriamente à PM pela UFMG e que não atendia perfeitamente aos objetivos da instituição. O núcleo de Informática da PMMG, juntamente com o CET iniciaram o desenvolvimento à partir de um sistema livre chamado Learnloop e o aperfeiçoaram integrando com os sistemas corporativos da PM e intranetPM tornando-o uma poderosa ferramenta de ensino à distância.
Nessa ferramenta os recursos disponíveis em um curso presencial são: aulas, trabalhos, troca de informação professor/aluno e aluno/aluno são realizadas por meio digital de forma segura e eficiente.
O sistema pode ser usado em cursos semi-presenciais, à distância e em apoio suplementar ao ensino presencial. Pode também ser usado para treinamento e cursos de interesse geral como cursos de informática, digitação, tiro, técnicas de abordagem e outros.
Qualquer mídia de internet pode ser usada, como videos, imagens, apresentações, sons e outros.
Acesso ao sistema
Para acessar o sistema basta que o usuário seja usuário da IntranetPM. Deve-se clicar no Grupo "Ensino/treinamento" na página inicial da IntranetPM e em seguida "Educar".
Para acessar a cursos o usuário deve ser matriculado no curso. Há cursos chamados "padrão", que, quando definidos estão disponíveis a todo usuário. desenho Cursos Disponiveis
Os cursos disponíveis são aqueles nos quais o usuário foi matriculado. Para isso existem gerentes em cada Unidade de Ensino responsáveis por essa definição. O gerente do CET, por exemplo, deve cadastrar os alunos que assisterão a cada uma das disciplinas do CASP, CIFS e outros.
Os cursos padrões que são de interesse coletivo da PM podem ser cadastrados por qualquer gerente das diversas áreas da PM. Por exemplo: Gerentes do CMI podem cadastrar cursos de direção defensiva, manutenção de primeiro escalão, cuidados com pneus e etc;