Conceitos de Política para Platão e Aristóteles
O conceito de política vem do grego antigo e esta relacionado com qualquer atividade e processo relativos a pólis, como era denominada a cidade-Estado. A política tem como objetivo oferecer boa convivência entre as diferenças da sociedade e para isso utiliza-se de sábios homens, como defende Platão, para possibilitar essa coexistência. Para Platão o ideal era uma coletividade comandada por sábios, pois apenas estes eram capacitados para tal exercício. Já Aristóteles faz a relação da política com a moral, defendendo que a principal tarefa do Estado é formar indivíduos morais. No decorrer deste trabalho serão apresentados os conceitos e fundamentos da política segundo cada um desses filósofos da Grécia Antiga.
Definição de Política
A política pode ser definida segundo Maria L. Aranha: “a atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em grego significa cidade. A política é, portanto a arte de governar, de gerir destinos da cidade”. Este conceito nos remete à abordagem das diferentes visões acerca da Política, proferidas através da filosofia de Aristóteles e de Platão. Ambos agregaram um enorme arcabouço científico ao conhecimento humanístico atual, o que nos leva a estudar minuciosamente as opiniões de cada um deles. Podemos nos referir à Política de diversas maneiras, isto é, fazer a aplicabilidade deste termo em inúmeros contextos, o que acarreta, então, em certa dificuldade em definirmos ao certo se a política é exercida apenas por pessoas capacitadas para assumir algum tipo de poder ou se a mesma é tida como um instrumento, de cunho popular, para afirmação dos direitos de uma coletividade.
“Como se observa, usamos a palavra política ora para significar uma atividade específica – o governo -, realizada por um certo tipo de profissional – o político -, ora para significar uma ação coletiva – o movimento estudantil nas ruas, por exemplo – de reivindicação de alguma coisa feita por membros da sociedade e dirigida aos governos