Historia de vida de Platão e Aristoteles
Platão nasceu em Atenas (428 ou 427 a.C), de pais aristocráticos, era de Temperamento artístico e dialético, Aos vinte anos, Platão da inicio a sua relação com Sócrates mais velho do que ele quarenta anos, aproveitou por oito anos do ensinamento e da amizade do mestre. Quando discípulo de Sócrates e ainda depois, Platão estudou também os maiores pré-socráticos.
Depois da morte do mestre, Platão retirou-se com outros socráticos para junto de Euclides, em Mégara. Daí deu início a suas viagens, e fez um vasto giro pelo mundo para se instruir (390-388). Visitou o Egito, de que admirou a veneranda antiguidade e estabilidade política; a Itália meridional, onde teve ocasião de conhecer e se relacionar com os pitagóricos, a Sicília, onde conheceu Dionísio o Antigo, tirano de Siracusa e fez amizade profunda com Dion. De volta a Atenas, pelo ano de 387, Platão fundava a sua célebre escola, que, dos jardins de Academo, onde surgiu, tomou o nome famoso de Academia, Platão, ao contrário de Sócrates, interessou-se vivamente pela política e pela filosofia política. Platão é o primeiro filósofo antigo de quem possuímos as obras completas. Dos 35 diálogos, porém, que correm sob o seu nome, muitos são apócrifos, outros de autenticidade duvidosa. Como já em Sócrates, assim em Platão a filosofia tem um fim prático, moral, é a grande ciência que resolve o problema da vida. Este fim prático realiza-se, no entanto, intelectualmente, através da especulação, do conhecimento da ciência. Mas diversamente de Sócrates, que limitava a pesquisa filosófica, conceptual, ao campo antropológico e moral, Platão estende tal indagação ao campo metafísico e cosmológico, isto é, a toda a realidade.
Para melhor sintetizar as ideias de Platão, temo que analisar o livro VII de A República, onde seu pensamento é ilustrado pelo famoso ‘’ mito da caverna’’. Platão imagina uma caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância, de tal forma que, não podendo se voltar para a entrada