conceitos de planilhas
No entanto planilhas manuscritas apresentava desvantagem de que a alteração de um valor atribuído a determinada célula implicaria em alterações de valores calculados a partir do valor inicial.
Planilha é o mesmo que tabela. Por isso, a área de edição de qualquer editor de planilha eletrônica é um quadriculado que é formado de colunas, linhas e células.
Para entendermos bem uma planilha, devemos distinguir três objetos essenciais:
1. LINHA: Linha é toda faixa horizontal da tabela; linhas são mais numerosas que colunas; linhas são numeradas. O exemplo abaixo é uma linha.
2. COLUNA: Coluna é toda faixa vertical da tabela; colunas são menos numerosas que linhas; colunas são identificadas por letras. O exemplo abaixo é uma coluna.
3. CÉLULA: É o encontro entre uma coluna e uma linha; toda célula é endereçavel; o endereço da célula é sempre constituído primeiro da letra da coluna e o número da linha. Abaixo, o exemplo de uma célula.
Tanto o Microsoft Excel (anterior ao 2007) quanto o OpenOffice Calc têm o mesmo número de linhas(65536 linhas) e ambos também têm o mesmo número de colunas (256 colunas, a última coluna é a IV). O que resulta em exatas 16.777.216 células, que vão desde A1 a IV65536.
Já no Microsoft Excel 2007, cada pasta de trabalho tem 1.048.576 linhas e 16384 colunas (a última coluna é XFD). O que resulta em incríveis 17.179.869.184 células.
Então, seguindo todos esses conceitos, um exemplo de planilha segue abaixo. Como já dito, colunas são identificadas por