Conceitos de Medicamentos
O uso de medicações para tratar as enfermidades tem sido conhecido através da história. Ultimamente, contudo o número de medicações diferentes, fabricadas comercialmente para distribuição tem aumentado grandemente. Este trabalho tem a finalidade de abordar o tema técnicas de administração de medicamentos, de forma ampla, diversificada e holística, considerando o cliente individual e especial, possibilitando a ele um tratamento humanizado, esclarecido e autônomo.
METODOLOGIA
Pesquisado em literaturas, Artigos científicos e dicionários. Sem visita à campo.
JUSTIFICATIVA
Trabalhar respaldada pela literatura aliada à qualidade de serviço de enfermagem?
CONCEITOS DE MEDICAMENTOS
Em se tratando de uma área do saber que lida com a subjetividade, é prudente esclarecer alguns conceitos empregados nesse campo do medicamento. O trabalho com a subjetividade requer de nós um esforço para definirmos bem os conceitos e as posições teóricas adotadas.
Medicamento.
Entende-se por medicamento uma substância com propriedades de cura de doenças. O dicionário médico de Blakiston diz que “medicamento é sinônimo de fármaco e remédio”. Entretanto, Zanini e Oga colocam que “medicamento é toda substância ou associação de substâncias utilizadas para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, para o beneficio do organismo receptor”. Assim, o medicamento tem ação e efeito orgânicos. Produzindo melhoras do desempenho ou, e casos iatrogênicos, agravando o estado de saúde do sujeito. Nébia Maria/2008.
Farmacologia e fármacos.
A disciplina cientifica que estuda os medicamentos e os fármacos, suas propriedades, ações e efeitos no organismo é a Farmacologia. Compete a ela estudar e avaliar os benefícios dos fármacos ao