politica social
Do ponto de vista econômico, faz necessário estabelecer relações da política social com as questões estruturais da economia e seus efeitos para as condições e produção e reprodução da vida da classe trabalhadora. Relaciona as políticas sociais às determinações econômicas que, em cada momento histórico atribuem um caráter específico ou uma dada configuração ao capitalismo e às políticas sociais, assumindo um caráter histórico-estrutural.
A produção. É o núcleo central da vida social e é inseparável do processo de reprodução, no que se insere a política social – seja como estimuladora da realização da mais-valia socialmente produzida, seja como reprodução da força do trabalho.
Na análise das políticas sociais sobe o enfoque dialético precisa considerar:
1. a natureza do capitalismo;
2. papel do Estado na regulamentação e implementação das políticas sociais;
3. o papel das classes sociais
Não se pode explicar a gênese e o desenvolvimento das políticas sociais sem compreender sua articulação com a política econômica e as lutas de classes.
Não esquecendo a compreensão do papel do Estado e a sua relação com os interesses de classes sociais, sobretudo na condução das políticas econômica e social, de maneiro se dá mais ênfase aos investimentos sociais ou privilegia políticas econômicas; se atua na formulação, regulamentação e ampliação (ou não) de direitos sociais, se possui autonomia nacional na definição das modalidades e abrangência das políticas sociais ou segue imperativos das organizações internacionais; etc. Deve-se avaliar o caráter e as tendências da ação estatal e identificar os interesses que se beneficiam de suas