Conceitos de inteligência
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - PERÍODO: 3º
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: MARCIA REGINA AMANCIO
NOVOS CONCEITOS DE INTELIGÊNCIA
FABIO ANDRADE
LUCAS CORNELIO
PAULO HENRIQUE CORREA
PATOS DE MINAS
2013
FABIO ANDRADE
LUCAS CORNELIO
PAULO HENRIQUE CORREA
NOVOS CONCEITOS DE INTELIGÊNCIA
Atividade como requisito de avaliação da disciplina de psicologia, do curso de Educação Física do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação do professor Marcia Regina Amancio
PATOS DE MINAS
2013
NOVOS CONCEITOS DE INTELIGÊNCIA
A psicologia moderna renunciou, como sabemos, à noção de faculdade, i. e., à crença que o espírito está repartido em “compartimentos” separados por divisórias estanques, um compartimento para o saber, um compartimento para o sentir, um compartimento para a vontade. A psicologia moderna renunciou até a caracterizar seu objeto pela consciência.
Ela é um estudo das condutas, condutas que, bem entendido, inclui a consciência, mas, que são mais amplas que a própria consciência. Podemos, por exemplo, estudar a inteligência animal, ou a inteligência do bebê, dos quais nós não sabemos nada sobre seu grau de consciência, nós nos baseamos, simplesmente, sobre suas condutas.
Porém, toda conduta é, simultaneamente, conhecimento e afetividade. Não se pode conhecer a conduta sem um ou outro desses aspectos.
Por exemplo, o raciocínio matemático que parece o modelo de uma conduta puramente intelectual, é, na realidade, pleno de sentimentos: deve interessar, é preciso esforço, há prazer, pena, sentimentos de harmonia, de estética etc.
No outro extremo um sentimento amoroso pressupõe elementos cognitivos: elementos de