Conceitos de Getsão
Para entender que o conceito de segurança pessoal significa, devemos entender que a estrutura da sociedade depende da íntima relação entre o povo e seus representantes legais. Mas existem pessoas que são altamente radicais em seus propósitos, e tem determinadas idéias e atitudes, que fazem com que pessoas importantes se protejam com os melhores e mais capacitados especialistas em segurança, para garantir a sua própria segurança.
A conduta desse especialista em segurança visa prevenir ou reduzir a violência através de princípios fundamentais de Segurança Pessoal.
Esses agentes devem proteger dignitários ou indivíduos de alto risco, sabendo avaliar a proteção efetiva, profissional ou pessoal, que o principal necessita,avaliando a vulnerabilidade, analisando os riscos, traçando medidas preventivas proporcionais a ameaça. Os recursos disponíveis avaliaram: O Grau, A posição, Local, Condições Especiais e Pessoas envolvidas no perigo iminente (ameaça) ou efetivo (atentado),devendo organizar, pensar no treinamento, equipar e manter a equipe trabalhando em harmonia.
A proteção absoluta é impossível, assim o objetivo do agente é minimizar as probabilidades de um ataque e suas chances de sucesso,estando sempre em estado de alerta e firme em suas responsabilidades.
Todos os atos e movimentos devem ser planejados e analisados com antecedência, para assegurar segurança máxima. Toda o pessoal da equipe,devem ser orientados para os procedimentos de emergência para que possam reagir imediatamente e corretamente. A possibilidade de mudanças inesperadas requer flexibilidade dentro do planejamento das missões. Alternativas e planos de contingência devem estar preparados, pois podem mudanças de horário e itinerários, possíveis ameaças e outras ações que podem afetar a segurança do VIP.
Segundo Ricardo Nakayama, o conceito de Segurança Pessoal é espacial: Acima, Abaixo e em todos os lados. Baseado no princípio de “defesa a fundo” do Principal.