Conceitos de economia
Professor Júlio César
Introdução à Economia
Etimologicamente a palavra economia vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). No sentido original, seria Administração da casa. Economia pode ser definida como ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas. (Vasconcellos, 2007).
Introdução à Economia
A economia objetiva atender as necessidades humanas, porém depende de restrições físicas, que são provocadas pela escassez de recursos produtivos ou fatores de produção, sendo eles: (capital, mão de obra, terra, matérias-primas). Assim o objetivo de estudo da economia é a questão da escassez, ou seja, como economizar recursos.
Introdução à Economia
A escassez é resultado das necessidades humanas ilimitadas juntamente com a restrição física de recursos. O crescimento populacional e o contínuo desejo de elevação do padrão de vida e a crescente evolução tecnológica, renova a necessidade dos indivíduos. Assim até mesmo os países mais ricos do mundo são incapazes de satisfazer todas as necessidades da população quanto a bens e serviços.
Introdução à Economia
Sem a existência da escassez de recursos não haveria a necessidade de estudarmos economia, todos os bens seriam livres e abundantes na sociedade, assim não haveria a necessidade de estudarmos questões como inflação, crescimento econômico, déficit na balança de pagamentos, desemprego, concentração de renda etc.
Introdução à Economia
A teoria econômica respeita alguns critérios que a torna aceitável pela comunidade científica, sendo composto de algumas variáveis e hipóteses que ajudam a explicar e prever fenômenos. A teoria econômica utiliza-se de argumentos positivos e argumentos normativas para basear suas explicações . A economia positiva, utiliza-se de