Goodwill
Wilian Andrade
VI SEM.
Ciências Contábeis
Introdução
O ativo intangível é um grupo do Balanço Patrimonial, que tem como principal característica a potencialidade de gerar benefícios futuros para as empresas, Os ativos intangíveis ganharam reconhecimento com as grandes mudanças na elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, de acordo com a Lei 11.638, de 28 de dezembro de 2007.
Fatores que geram o Goodwill
ƒ Administração superior. ƒ Organização ou gerente de vendas proeminente. ƒ Fraqueza na administração do competidor. ƒ Propaganda eficaz. ƒ Processos secretos de fabricação. ƒ Boas relações com os empregados. ƒ Crédito proeminente como resultado de uma sólida reputação. ƒ Excelente treinamento para os empregados.
ƒ Alta posição perante a comunidade, conseguida através de
ações filantrópicas e participação em atividades cívicas por parte dos administradores da empresa. ƒ Desenvolvimento desfavorável nas operações do competidor. ƒ Associações favoráveis com outra empresa. ƒ Localização estratégica. ƒ Descoberta de talentos ou recursos. ƒ Condições favoráveis com relação aos impostos. ƒ Legislação favorável.
Conceito de Goodwill
O Goodwill é reconhecido pela contabilidade financeira apenas quando adquirido por meio da compra de uma empresa, ou parte dela. É registrado como sendo a diferença entre o valor pago pela empresa (valor de mercado) e o seu valor contábil.
Considerado o mais intangível dos intangíveis, em relação à participação do adquirente no valor justo dos ativos e passivos identificáveis da entidade adquirida. A expressão “valor justo”, que é utilizada nas normas internacionais, não corresponde ao valor de mercado utilizado nas normas brasileiras, mas sim ao valor pelo qual o ativo ou passivo pode ser trocado, existindo um conhecimento amplo e a disposição por parte dos envolvidos no negócio, em uma transação sem favorecimentos.
Cálculo da estimativa da vida