conceitos de contabilidade geral
1. Meios Financeiros
Esta classe inclui as disponibilidades imediatas e as aplicações de tesouraria de curto prazo.
Consideram-se disponibilidades imediatas, os meios líquidos de pagamento, de propriedade da empresa, assim como as importâncias que ela tem em depósito na banca, independentemente da modalidade deste último. O primeiro grupo de elementos constitui as contas de Caixa, enquanto o segundo, as contas de depósitos bancários (à ordem, a prazo, ou outros).
As denominadas aplicações de tesouraria estão relacionadas, em grande parte, com a dinamização do mercado de capitais e com o consequente aparecimento de novos títulos de crédito, passando, assim, a constituir uma alternativa de aplicação dos excedentes de tesouraria em depósitos bancários. São operações de curto prazo, com vista a maximizar a aplicação de fundos disponíveis na empresa.
1.1 - CAIXA
Contabilizam-se nesta conta os valores em numerário ou em cheque e vales postais, nacionais ou estrangeiros.
- Movimentação
A conta de Caixa é debitada pelo saldo inicial, bem como por todas entradas de fundos (recebimentos) e creditada pelas saídas (pagamentos). O saldo é sempre devedor ou nulo, nunca credor.
É prática corrente, o saldo de caixa incluir vales resultantes de abonos ou adiantamentos que aguardam documentação.
De acordo com as práticas contabilísticas, não são permitidas saídas de Caixa não documentadas.
Esquematicamente teríamos:
CAIXA
* Saldo inicial * Pagamentos (saídas de fundos) * Recebimentos (entradas de fundos em Contrapartida das contas correspondentes às operações que as originam)
Sendo muito frequentes as operações com movimentos em caixa, esta é apenas registada analiticamente nas referidas folhas de caixa, sendo transcrito para o Diário e consequentemente, para o Razão, os valores sintéticos apurados naquelas.
Refira-se que as próprias