Conceitos de Biologia
A palavra biologia é formada por dois vocábulos gregos: bio (“vida”) e logia (“estudo”). Trata-se de uma das ciências naturais cujo objeto de estudo é a origem, a evolução e as propriedades dos seres vivos.
A biologia estuda as características e os comportamentos tanto dos organismos individuais como das espécies no seu conjunto, assim como a reprodução dos seres vivos e as interações entre eles e o meio. Esta ciência analisa a estrutura e a dinâmica funcional comum a todos os seres vivos, com o objetivo de estabelecer as leis gerais que regem a vida orgânica.
É importante ter em conta que a biologia abarca diversos campos de estudos que, muitas das vezes, são considerados disciplinas independentes. Por exemplo, a biologia molecular, a bioquímica e a genética molecular tratam do estudo à escala atómica e molecular. Por sua vez, a biologia celular realiza os seus estudos do ponto de vista celular.
A fisiologia, a anatomia e a histologia, por sua vez, estudam a escala pluricelular, ao passo que a biologia do desenvolvimento analisa o desenvolvimento de um organismo individual. A genética investiga o funcionamento da herança dos pais em relação à sua descendência. Já, a etologia investiga sobre o comportamento dos grupos.
As populações inteiras são observadas pela genética das populações e a genética sistemática reflete sobre as linhagens entre espécies. A ecologia e a biologia evolutiva têm a seu cargo as populações interdependentes e os respectivos habitats. Por último, mencionaremos a astrobiologia, a qual estuda a possibilidade de haver vida fora da Terra.
Biologia Celular
A Biologia Celular, anteriormente denominada Citologia (kytos = célula; logos = estudo), é uma área da Biologia responsável pelo estudo da célula: a estrutura básica da formação dos seres vivos, considerada a menor unidade de um indivíduo. Assim, a organização, função e estruturas de células, tanto de organismos animais quanto vegetais e micro-organismos;