conceitos de adm - livro sonho grande
No livro “Sonho grande” escrito pela autora Brasileira Cristiane Correa, é retratada a historia de três grandes empreendedores brasileiros que compraram empresas de grande importância mundial, são eles: Jorge Paulo Lemann, Marcelo Telles e Beto Sicupira. Os três sócios juntos a mais de três décadas deixam um forte legado para o meio empresarial brasileiro, principalmente na forma de administrar suas empresas.
A administração, é a ciência social que estuda as práticas e sistemas organizacionais. Seus conceitos e técnicas sempre foram usados consciente ou inconscientemente nas civilizações antigas. No final do século XIX com a expansão das indústrias ficou evidente a necessidade de se ter uma administração mais estruturada; deu-se assim o surgimento da abordagem clássica da administração que se divide em duas partes: A abordagem Cientifica de Frederick Winslow Taylor e a abordagem Clássica de Jules Henri Fayol.A influencia administrativa no sucesso dos negócios:
Aprofundando-nos mais nos estudos administrativos da Teoria das Organizações desses dois pensadores (Taylor e Fayol), encontramos fortes características que assemelham-se com ações de liderança de Lemann, Telles e Sicupira.
Taylor
Suas filosofias:
-pagar melhor os salários
-ter baixo custo de produção
-aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas
-selecionar e treinar funcionários
Taylor é considerado o pai da administração cientifica, também adotou a política de incentivos por metas de produção que é um modelo de Meritocracia.
Fica evidente no livro que o grande segredo do sucesso dos negócios desses três grandes empreendedores, se dá ao modo que eles gerenciam as empresas. A politica de Meritocracia foi insistentemente utilizada e continua sendo nos dias atuais. É um sistema de gestão hierárquico que usa como critério apenas o mérito. (pág. 11 – tópico 3) ”Os três sócios acreditam que as melhores pessoas anseiam pela