Conceitos da Lei de Ohm
Resumo-O objetivo do trabalho é apresentar de maneira prática e teórica a Lei de Ohm e suas características. Para comprovarmos o que a teoria apresenta, foi realizada a montagem de um pequeno circuito com resistências ligadas em paralelo e em linha. Depois de analisado o circuito na prática, voltamos para os métodos teóricos para que pudéssemos comparar os resultados obtidos nos dois métodos. Como já era esperado, notamos pequenas diferenças entre eles, pois existem fatores que atrapalham as medições em laboratório. O desenvolvimento do trabalho foi dividido em apresentação da Lei de Ohm, procedimentos
práticos, e posteriormente, apresentação dos resultados teóricos. Concluiu-se que os resistores apresentados são ôhmicos, termo que será definido mais a fundo no trabalho, na dada faixa de diferença de potencial que foi empregada.
Estudou na universidade de Erlanger, e em 1817 passou a lecionar matemática e física no Colégio Jesuíta de Colônia, chegando a publicar um tratado de Geometria. Mas a partir de 1822 dedicou-se quase que exclusivamente ao estudo da eletricidade. Embora sua tendência maior fosse de encarar a parte matemática dos problemas físicos, a habilidade de experimentador lhe foi muito útil.
Ohm estabeleceu teoricamente a lei que leva seu nome em
1827. Procurando analisar a possível relação entre a tensão e a intensidade de corrente que atravessa um condutor. Ele assemelhava a corrente elétrica ao movimento de um líquido num canal, comparado a diferença de potencial à diferença de nível no líquido. Verificou que a intensidade da corrente
(Ampére) e a diferença de potencial (Volt) estão relacionadas segundo uma proporção constante. Essa proporção denomina-se resistência elétrica.
Palavras-Chave –Lei de Ohm, resistores, resistência.
CONCEPTS OF OHM'S LAW AND
RESISTORS
Abstract-The objective is to present a practical and theoretical Ohm's Law and its characteristics. For