Conceitos básicos de gerontologia
Gerontologia: Ciência que estuda o envelhecimento como processo de seus aspectos biopsicosociais, de forma a tentar manter um nível ótimo de vida e de funcionamento, levando a vida a ser mais significativa, com qualidade e novas expectativas
Geriatria: Geriatria é o ramo da medicina que se dedica ao idoso, ocupando-se não só da prevenção, do diagnostico e do tratamento das suas doenças agudas e crônicas, mas também da sua recuperação funcional e reinserção na sociedade.
Idade biológica e cronológica: Idade biológica- a queda nas funções orgânicas que ocorre em todos os seres humanos com o passar do tempo; Idade cronológica- idade da pessoa em anos desde o nascimento.
Idade biológica e psicológica : Idade psicológica- refere-se à relação que se estabelece entre a idade cronológica e o potencial de funcionamento do indivíduo.
Idade biológica e social: Idade social: tem relação com a avaliação da capacidade de adequação de um indivíduo ao desempenho de papéis sociais e comportamentos esperados para as pessoas de sua idade num dado momento histórico.
Envelhecimento, Velhice e Velho: Envelhecimento- Fenômeno comum do processo de vida que, assim como a infância, adolescência e a maturidade, é marcada por mudanças biopsicosociais específicas, associadas a passagem do tempo; Velhice - Etapa da vida que segue a maturidade e que apresenta efeitos específicos sobre o organismo do homem, em razão do passar dos anos; O envelhecimento (processo), a velhice (fase da vida) e o velho ou idoso (resultado final) constituem um conjunto, cujos componentes estão intimamente ligados.
Envelhecimento comum e envelhecimento bem sucedido: O conceito de envelhecimento bem-sucedido defini-se pela manutenção da autonomia, independência, e envolvimento ativo coma vida pessoal, com os familiares, com as relações de amizades, com o