Conceitos básicos de computação
Informática é a ciência que estuda os meios de armazenamento, transmissão e processamento das informações, tendo como seu maior propulsor e concretizador, um equipamento eletrônico chamado computador. Computador é o nome dado a um dispositivo eletrônico que armazena, processa (processar = calcular) e recupera informações, quase como um liquidificador (que armazena as frutas e legumes, processa-os e recupera, como resultado, o suco desejado).
Hardware O Hardware é a parte física do computador.
O computador pode ser divido da seguinte forma didática:
Gabinete: Parte do computador em que há vários componentes que fazem o processamento da informação.
Monitor: É a tela que nos mostra as respostas que o computador nos dá.
Teclado: conjunto de teclas que permite que operemos o computador através de comandos digitados.
Mouse: Através dele, controlamos uma setinha que aponta para os itens na nossa tela.
Componentes do gabinete:
Placa Mãe: É uma grande placa de circuitos onde são encaixados os outros componentes a Placa mãe recebe o processador, as memórias, os conectores de teclado, mouse e impressora, e muito mais
Microprocessador: É o chip mais importante do computador, cabendo a ele o processamento de todas as informações que passam pelo computador. Ele reconhece por exemplo, quando alguma tecla foi pressionada, quando o mouse foi movido, quando um som está sendo executado.
Memória RAM: É um conjunto de chips que acumulam as informações enquanto estão sendo processadas. A memória RAM é vendida na forma de pequenas placas chamadas “pentes”. RAM significa Memória de Acesso Aleatório, ou seja, o computador altera seu conteúdo constantemente, sem permissão da mesma, o que é realmente necessário. Como a memória RAM é alimentada eletricamente, seu conteúdo é esvaziado quando desligamos o computador. Sem chance de recuperação.